Blog

Dona Costura na Blogosfera

A Dona Costura já anda nas bocas do Mundo.

A nossa aluna Rita Machado, administradora do Ritissima Blog, fez um artigo onde dá a conhecer a experiência que está a viver nas aulas da Dona Costura.

A Rita tem 27 anos, vive em Guimarães e administra um blog pessoal, onde dá a conhecer um pouco da sua vida pessoal e profissional. Aqui fica o testemunho, uma fotografia da Rita, e o nosso agradecimento.

Obrigado Rita.

Dona Costura na Blogosfera

A Rita no Largo da Câmara Municipal de Guimarães

Dona Costura na Blogosfera – Ritissima

“Como tenho vindo a partilhar aqui no blog, estou a frequentar um curso de costura que me tem permitido fazer umas peças de roupa bem giras e originais. Como tal, decidi fazer uma apresentação da escola para ficarem a conhecer melhor o espaço e a sua dinâmica. Comecei a frequentar as aulas em Outubro de 2016, depois de ter comprado uma máquina de costura.

As primeiras aulas incidem sobre o manuseamento da máquina de costura e onde começamos a fazer linhas rectas e linhas curvas, iniciando a prática da costura. As aulas são muito interessantes já que o tempo de aprendizagem de cada aluna é colocado em primeiro lugar.

A primeira peça que realizamos é um bolso de camisa e aqui, realizamos todos os passos necessários para a criação de uma peça de roupa, desde molde em papel à costura na máquina. Parece simples, mas, na prática, é tão complexo como essencial para a introdução à criação das nossas peças.

A partir daqui começa a parte gira. Escolhemos uma peça em foto ou em desenho, e depois de uma pequena conversa com o professor, começamos a criar tudo de raiz. Nesta fase o professor tem o papel de pôr as nossas ideias no sítio e, mostrar como é concretizável, através dos sábios conselhos e de toda a sua experiência.

O processo inicia-se nos moldes e, a partir daqui, é tirar medidas, fazer contas, pegar na régua, rasgar papel, colar papel até o molde ficar pronto. Depois é realizado um protótipo em pano cru, onde fazemos todo o processo, e após todos os ajustes passámos para o nosso tecido (comprado e escolhido por nós). E aqui entra o pânico, (no bom sentido)!

Todas as fotos apresentadas são da escola e, como se vê, é só gira que se farta! O ambiente nas aulas fantástico, descontraído e envolvente, características fundamentais para o sucesso.”

Podem ver o artigo completo aqui. Se quiserem juntar-se à Rita ou saber mais pormenores dos nosso cursos, consultem a secção Cursos de Costura.

Até já. 😉